segunda-feira, 21 de abril de 2014

Por baixo das máscaras não precisamos ser os mesmos


Lucas Pacheco



Hoje é minha folga e passei o dia mexendo em minha coleção de HQs e com Comic Book Men ao fundo percebi que fui "criado" na era de bronze dos comics (80s & 90s) pude notar que não tenho uma visão tão fundamentalista de que os personagens não devem ser intocáveis ou imutáveis ou mesmo imortais, mas sim seus conceitos que devem permanecer dessa maneira.
Percebo que não é uma ideia ruim mudar seus rumos e que por baixo das mascaras não precisam ser sempre os mesmos personagens a melhor maneira de dar continuidade aos seus legados e seus brasões (por assim dizer) é de tempos em tempos substitui-los . É muito mais interessante ver um personagem nascer, viver e morrer passando a tocha para outro do que recontar de tempos em tempos sua origem "reimaginada" que sempre será a mesma origem.
Digo isso por que cresci com Wally West como Flash III, Kyle Rayner como "O ultimo" Lanterna Verde e Connor Hawke como Arqueiro Verde II foi incrível ver esses jovens amadurecerem junto a mim. Jovens ditos como irresponsáveis e indignos e muitas vezes imaturos demais para seus respectivos legados e ainda assim dar continuidade de forma digna sem nunca desistirem. Mais do qualquer ambientação que se crie para trazer o dito "realismo" aos HQs é o acréscimo do fator morte sem ressurreição que funciona melhor para manter vivo o Brasão, Legado e o verdadeiro significado do caminho do herói.
É mais digno ser passado em frente e honrando por outro personagem que deixa-los incapazes de envelhecerem e se aposentarem ou ate mesmo transcenderem.
Eu achava incrível ver Wally sempre assombrado pelo pensamento: "O que Barry faria"?
Kyle não sabendo lidar com o fato de se tornou o ultimo protetor de 3.600 setores apenas pelo fato de estar no "lugar certo na hora certa" e ainda ter como vilão principal aquele que foi o maior de todos Lanternas Verdes.
Connor, que tinha que lidar com os "pecados do pai" mais do que com o legado heroico dele.
Esses exemplos são os maiores exemplos de humanidade e realismo que se pode ter. Renovação é bom , mudança é bom e faz parte da vida e do processo de amadurecimento. Digo isso como grande fã do Batman e maior defensor de Dick Grayson por baixo do capuz.
Se tenho saudades dos originais releio suas grandes historias (afinal é para isso que servem coleções).
Quer mudanças quer algo novo abrace e aceite novas criações . É bom natural e ajuda a assimilar a vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário