quarta-feira, 7 de setembro de 2016

POR QUE O PRESIDENTE FILIPINO CHAMOU OBAMA DE "FILHO DA PUTA"?

 jornal comentado 263 
Terça-feira, 6.9.2016
Coluna GiraMundo, rádio CBN Salvador

toNY paCHEco

Leia abaixo ou use o link para ouvir a coluna da rádio: 

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-a-polemica-envolvendo-o-presidente-das-filipinas/?cHash=38b53e4bb5f79a04d88adce08e440025 


Amigas e amigos da CBN, bom dia!
Cresce o interesse no presidente filipino, Rodrigo Duterte, que xingou o papa Francisco e o presidente Obama de filhos da... E daí surge a pergunta da semana: o que está por trás do radicalismo deste presidente que manda seus cidadãos matarem traficantes e usuários de drogas?
As Filipinas são mais de 7 mil ilhas e 112 milhões de pessoas, só que 100 milhões nas ilhas e 12 milhões de fugitivos da miséria que vivem espalhados pelo mundo mandando dinheiro para seu país. É quase um irmão-gêmeo do Brasil: país católico com uma classe dominante de mais ou menos 10% que vive igual aos americanos e europeus, e os outros 90% na penúria, com empregos mal-remunerados ou negócios pequenos e informais. É o caldo de cultura para criminalidade, tráfico de drogas e corrupção endêmica na polícia, governo e forças armadas. Duterte, o presidente que venceu as eleições de maio, é um homem de 71 anos que na juventude foi militante de uma organização ligada ao Partido Comunista, que mantém uma guerra civil eterna em algumas ilhas. Ele foi prefeito de Davao, e se orgulha de ter assassinado 1.700 traficantes e usuários de drogas durante os 20 anos em que foi autarca, o título dos prefeitos locais. De acordo com o governo, mais de 600 mil traficantes e usuários de drogas já se entregaram às autoridades desde maio. Mas é tudo jogo de cena. Mentiras oficiais, como assistimos por aqui há alguns anos.

Resposta da pergunta da semana: quando um governo não tem solução para a miséria do seu povo, cria ilusões que parecem estar solucionando, mas só estão aprofundando os problemas. Matar traficante e usuário de drogas vai distrair o povo durante um tempo. Mas nós, brasileiros, acabamos de ver no que dá tudo isso. Os filipinos aguardem o fim trágico do presidente Duterte. Tony Pacheco para a CBN Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário