terça-feira, 20 de setembro de 2016

AVAAZ TENTA MOBILIZAÇÃO MUNDIAL CONTRA DONALD TRUMP. A PERGUNTA É: QUEM TEM QUE DECIDIR NÃO É O ELEITOR AMERICANO?



















tony paCHECO

Nossa coluna GiraMundo de hoje na rádio CBN Salvador é sobre a corrente da ONG Avaaz contra o candidato republicano à Presidência dos EUA. Ouça no link

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-as-eleicoes-americanas-1/?cHash=27202f7a58db73f7c3d96e23a8c3f287

Ou, se tiver problemas auditivos, leia a coluna abaixo e dê sua opinião.





Bom dia amigas e amigos da CBN!
É justo cidadãos estrangeiros quererem interferir no resultado das eleições americanas? A pergunta da semana se dá por causa de uma campanha da organização não-governamental Avaaz. É até uma ONG séria, com bons propósitos e grandes lutas, mas, desta vez, está pedindo aos internautas de todo o mundo que contactem 8 milhões de cidadãos americanos espalhados pelo mundo, para que se inscrevam nas eleições presidenciais de 8 de novembro e votem contra Donald Trump, o controvertido candidato republicano a presidente dos EUA.
A maioria dos membros da Avaaz está no Brasil e na França, embora tenha sede nos EUA. Esta ONG tem travado lutas memoráveis, como proibição do comércio de marfim, proteção de comunidades na Guatemala contra uma mineradora canadense, manifestações contra o deputado brasileiro Feliciano, acusado de homofobia e racismo, entre outras 32 milhões de ações pelo mundo, feitas pelos seus mais de 40 milhões de membros.
Mas na resposta da pergunta da semana, levamos em conta o fato de que a Avaaz está querendo tomar o lugar do povo americano como ator principal numa democracia que é paradigma para o mundo inteiro. Os EUA, com todas as falhas gritantes das suas eleições, como a confirmação pelo ridículo Colégio Eleitoral, ainda assim é um farol democrático que guia todos os povos que lutam contra ditadores. Então, querer destruir o candidato Donald Trump em prol de Hillary Clinton, parece ser uma usurpação do direito do povo americano de escolher seu próprio presidente. Se o eleitor americano quiser Trump, quem é o Avaaz para impedir o voto popular? Tony Pacheco para a CBN Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário