quarta-feira, 18 de maio de 2016

CUBA, VENEZUELA, BOLÍVIA E EQUADOR PERDEM OU GANHAM ROMPENDO RELAÇÕES COM O BRASIL?


JORNAL COMENTADO 253
terça-feira, 17.05.2016

TOny paCHEco


"O Brasil perde alguma coisa com as ameaças dos governos bolivarianos contra Temer?"
(Coluna "GiraMundo", FM 91,3 CBN Salvador)

A pergunta desta semana veio do jornalista Alberto Oliveira, da "Tribuna da Bahia On Line". Ele quer saber se as ameaças de Cuba, Bolívia, Venezuela e Equador contra o governo Temer são reais ou se eles perderiam muito mais que nós no caso de um rompimento.
Para saber, ouça a coluna usando o link abaixo e se for deficiente auditivo, há o texto em seguida. Se não concordar ou concordar, dê sua opinião aqui em "Comentários", logo depois deste post. Se vai xingar alguém, se identifique. Se é só opinião, pode entrar Anônimo.

                                      Fidel Castro e o pupilo Nicolás Maduro


http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/tony-pacheco-fala-sobre-as-ameacas-de-rompimento-de-relacoes-feitas-por-cuba-venezuela-bolivia-e-equador/?cHash=cdb5bdc3512ac37acd9cb8c58745a1ff



GIRA MUNDO 17.05.2016

Amigos da CBN Salvador, bom dia!
Hoje, a pergunta da semana vem do ouvinte Alberto Oliveira, conceituado jornalista que quer saber: as ameaças de rompimento de relações feitas por Cuba, Venezuela, Bolívia e Equador prejudicam ou não o Brasil?
Da Bolívia importamos a maior parte do gás natural que consumimos, tanto para a indústria paulista quanto para os carros movidos a GNV, além, claro, de sermos os maiores consumidores da cocaína produzida naquele país. Em 2006, o presidente Morales já nos deu um enorme prejuízo nacionalizando os interesses da nossa Petrobras lá na Bolívia.
Do Equador, o Brasil não tem muito a perder, pois é um país pequeno vendendo uma mercadoria que está em baixa no mercado, o petróleo, que está a preço de banana no mundo. Enquanto isso, o Brasil está construindo até hidrelétrica para os equatorianos.
Já na Venezuela, as empresas brasileiras têm pelo menos 20 bilhões de dólares em contratos em execução, da ampliação do metrô de Caracas até uma enorme ponte de 11 km de extensão no Lago Maracaibo. Por causa de sua crise econômica severa, os venezuelanos já devem aos empresários e ao governo brasileiro, cerca de 10 bilhões de dólares em atrasos.
E a resposta da semana é: Cuba, nem vou comentar. É um país paupérrimo que só está fazendo levar nosso dinheiro. Bolívia e Equador não podem romper com o Brasil porque teriam um prejuízo enorme em suas economias que já estão cambaleando. Mas a Venezuela  perderia porque nós paralisaríamos obras importantes por lá, mas nós perderíamos também, amigos, se eles se recusassem a pagar o que nos devem. E você, ouvinte? Mande suas perguntas para o nosso Facebook. Tony Pacheco para a CBN Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário