sexta-feira, 25 de abril de 2014

OS CARROS MAIS FEIOS À VENDA NO BRASIL

TOny PaCheco*

Nem pense que só carro de pobre é que é feio. Pelo contrário, tem muita gente cheia de dinheiro e mais cheia ainda de mau-gosto quando o caso é design. Vamos começar pelos carros dos milionários pra Você ver que mau-gosto é coisa bem dividida pelos deuses: pega o rico e pega o pobre e também pega o remediado, sem privar ninguém do gostinho da tosqueira.
Veja a nossa lista, dê suas próprias opiniões, acrescente mais modelos e publicamos tudo aqui.
Em tempo: Você nunca vai ler uma matéria desta em jornal, revista ou site, mas deveria ter o direito de ter estas opiniões verdadeiras.



Porsche Cayenne, vai de 300 mil a 600 mil reais. Tem cara de sapo, lateral mal-arrumada e uma traseira medonha. A roda é pobre. O sujeito podia ter comprado um Range Rover Vogue e sair "causando" por aí, mas não, preferiu o sapo-car. Se você comprar um Cayenne, TODO MUNDO vai saber que você é MILIONÁRIO, agora, também vão saber que você tem um MAU-GOSTO absurdo. 

Com este BMW 118 ninguém vai saber que você é muito rico. É, apenas, "bem de vida", como se diz. Mas, também, muito bem de mau-gosto. Olhem os faróis deste carro. A traseira então... Confira na rua e tenha pena de quem deu 110 mil por esta criança, tendo o Classe A da Mercedes cheio de estilo pra comprar...
E por falar em Mercedes, este é o Classe E, que vai de 229 mil até 529 mil. Estes faróis duplos nunca deram certo, nem no Classe C e tampouco em carro de pobre, como o Polo da VW. Dividir o farol em duas seções mata o design. Aí você faz o "checão" e acha que tá abafando e alguém passa e diz: "Jesus, o quê que é isso?"
Sem maiores comentários. Um dos maiores erros de design da história do automóvel. Toyota Etios hatch. Dá medo, só de olhar! Faróis errados, grade errada, janelas erradas, rodas erradas. Vixe!!!
Não contente com a sucessão de erros no Etios hatch, a Toyota fez o sedan com uma traseira que dá arrepios. Olhem esta lanterna! E nos mais caros, ainda tem uma régua LARGUÍSSIMA de cromo. Se lhe derem um, venda sem tirar da loja e compre um Hyundai HB20S, que Você é uma pessoa de bom gosto.
Nissan. Esta é especializada em carro feio. Este March, com este OLHÃO no lugar de farol é o resumo da falta de senso estético. De lado, no entanto, o March é pior e por trás é um horror.

Mas Você pensa que a Nissan se contentou em fazer apenas um carro feio. Não, ela fez outro: o Versa, com um farol parecendo uma bacia de tão grande e lanternas traseiras que parecem ter sido desenhadas por um estagiário de design chapado.


Outro OLHUDO. Os faróis do QQ da Chery apenas confirmam o que todo mundo já sabe. Farol circular e enorme mata qualquer desenho automobilístico. E este carrinho, com estas janelas gigantes é uó!



Este é o Smart fabricado por uma subsidiária da Mercedes. Feio por qualquer ângulo, as pessoas têm ficado tão revoltadas com esta coisinha na Califórnia, que têm virado ele na rua, segundo o programa "Chelsea Lately". Mas não dá vontade de virar ele mesmo? Quem sabe tombado ele não fica bonito???

Campeoníssimo da Fiat em feiúra, o Dobló tem como destaque principal as janelas que parecem aquele móvel que nossas avós tinham na sala, onde guardavam cristais, baixelas, jogos de chá e o diabo a quatro, as famosas "cristaleiras da vovó". Esta foi a inspiração dos designers da Fiat pra criar o monstro. "Tá repreendido!"

Dizem que as mulheres gostam deste Fiat 500. Claro que gostam! Ele ocupa a vaga de uma motocicleta num estacionamento. Até eu gosto. Só que do tamanho dele tem o Audi A1, um "must" quando se fala em "car design". Agora, esta coisa, com estes OLHÕES ESBUGALHADOS e em forma de ovo de Páscoa, ninguém merece!

Este é o erro da Fiat na parte traseira. A frente não tem personalidade, mas passa... Mas esta lanterna FLUTUANDO NO NADA e com este bundão (sim, é ovalada como uma bundona vitaminada). É feio de dar angústia. Bravo, é o nome da criatura da pré-história do design.

Mas no quesito OVO DE PÁSCOA a Peugeot deu o seu toque francês: o 3008. Nunca coloque este carro de frente para as crianças: elas vão começar a chorar de medo. A lateral é horrível e a traseira é medonha. Uma ópera completa de mau-gosto.

Não pintem de preto este carro da Chevrolet, o Spin. Ele é um carro funerário todo. A frente é medonha. Aliás, a Chevrolet devia entender que esta frente só fica bonita na S10 e no Ônix e em mais nenhum carro. Carece de maiores comentários? Olhem e se arrependam de ter olhado. Aliás, devia ser igual na Bíblia, olhou pra este carro, vira sal, ou m...

Agora, dê a sua opinião. Concorde, discorde, sugira outros carros, diga que seu Dobló é lindo. Pode escrever, aqui ainda é democrático.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA, estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e formou-se em Psicanálise pela SPOB.

9 comentários:

  1. Caro Tony,
    Você esqueceu do Renault Logan (versões 2007 a 2013), pois o novo modelo (2014) é "outro carro". Tanto gostei que até comprei um.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo CERQUEIRÃO. A Renault deu uma guinada de 180 graus no Logan. Ele ficou lindo de frente, arrebatador nos fundos, enfim, é outro carro mesmo. Quero dar uma volta no seu hehehehehhehe

      Excluir
  2. Ainda faltam muitos Toni: tem os da Mahindra, tem o Sandero, o Jac2, o daquela coreana que ninguém sabe o nome Rexton SSaayoung (não sei bem). Tem o X1 da Bmw que é fodaço também de feio.

    Leandro Kraus Berg Leal

    ResponderExcluir
  3. Não concordo mesmo. Acho que gosto cada pessoa tem o seu. Nunca ouviu falar que para quem gosta do feio bonito lhe parece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aí... é verdade. Eu já peguei cada bagulho quando "tava na seca" que depois eu olhava e tinha medo e arrependimento. É verdade!

      Excluir
  4. gosto é igual a sovaco, cada um tem o seu, e alguns aí são até bonitos -tipo o smart e o classe E- e nem acho o fiat 5oo feio, mas o dobló e o march __

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo totalmente. Por isso convidei todo mundo pra falar de seus gostos pessoais.

      Excluir
    2. Concordo contigo totalmente. Por isso convidei todo mundo pra falar de seus gostos pessoais.

      Excluir