terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SETE BOMBONS E UMA BOMBA - XVI

JORNAL COMENTADO 172
6:58 – 17.12.2013 – Terça-feira
TONy pacheCO*

Terminados quatro livros em leitura em paralelo (revezando todos os dias a leitura dos quatro), vendo filmes e observando a vida imitando a arte e a arte imitando a vida, eis aí mais uma coleção de Bombons e Bomba para servir de guia de compras e deleite neste final de ano.

Baiano lindo é morto por um rival filipino na disputa das atenções de um padre espanhol. Walcyr Carrasco jamais conseguiria imaginar isso pra colocar na novela!

1. A vida imita e supera “Amor à Vida” - BOMBOM
Os “evanjegues” (aquela parte dos evangélicos – não todos – que insiste em não raciocinar) promovem uma luta surda na Internet contra Walcyr Carrasco, autor da novela “Amor à Vida”, da Rede Globo. Dizem os fundamentalistas religiosos em seus argumentos “que aquilo é tudo mentira de uma mente doentia, pois o ser humano, obra de Deus, não é assim”. Bem, nós que somos seres racionais olhamos à nossa volta e notamos que vários daqueles personagens pululam em nossas vidas a todo momento. Isso sem contar a hora em que estamos escovando os dentes e nos deparamos com um daqueles personagens maléficos, bonzinhos ou otários bem na nossa frente, no espelho dos nossos banheiros, para nosso desespero... Mas, não bastasse isso, a vida que a mídia mostra surpreende por ser INFINITAMENTE MAIS LOUCA do que a novela, como agora no caso do assassinato do baiano Odycleidson na Espanha pelo filipino Eulogio, por ciúme do padre Jaume. Se você não acompanhou, vou dizer em pouquíssimas letras: padre Jaume tem ido aos países pobres para recrutar homens jovens e lindos para morar na Espanha COM ELE. Eulogio largou o inferno-na-terra chamado Filipinas e foi morar na deliciosa Espanha, mas, agora, já tá com 44 anos, casou, teve filho etc. e tal e começou a ficar chato e descartável. Aí, padre Jaume, segundo palavras do próprio Eulogio, veio ao Carnaval da Bahia e recrutou o absolutamente lindo Odycleidson, que, claro, ia pro mesmo caminho: depois de uma vida com o padre, já estaria com casamento marcado, como convém na vida real, na qual a maior parte dos homens que fazem sexo com homens acaba casando com mulheres para “não dar na pinta”. Só que Eulogio, segundo suas próprias palavras, ficou com medo de ser descartado de vez pelo padre por causa do belíssimo baiano e, aí, matou Odycleidson. Agora me digam: este triângulo amoroso é ou não é MAIS CABELUDO QUE A NOVELA DA GLOBO? Agora, maldade mesmo foi um ser humano tão bonito ter sido batizado com este nome. Posso apostar 10 reais como o destino dele teria sido outro se os conterrâneos tivessem feito uma vaquinha para ele ir à Justiça e ter mudado o nome para Adriano, Tiago, Alexandre, João, Miguel, Gabriel, Carlos, Guilherme, Júlio César, porque Odycleidson condenou-o a duas mortes: uma ao ser batizado e outra, agora, nas mãos de um filipino ciumento...
Portanto, não perca “Amor à Vida”, no meu humilde entender, a mais inteligente novela já levada ao ar pela Globo desde a sua fundação. E olhe que eu disse isso aqui mesmo neste humilde blog logo na primeira semana da apresentação do folhetim. Como dizia um coronel que já foi meu chefe: “Um homem a gente conhece pelo arriar das malas”. Quando Walcyr Carrasco arriou as malas, eu senti que ele não veio a este planeta a passeio.

2. “Jogos Vorazes: Em Chamas” - BOMBA
Quem assistiu o primeiro filme “Jogos Vorazes” ficou realmente impressionado com a metáfora da vida real do mundo moderno: governo manipulador que distrai a população de sua miséria através de um “reality show” violentíssimo. Nada a ver com o Brasil, que nos mata nas filas dos hospitais públicos e privados e oferece o futebol onde os torcedores se matam de pancadas para nos distrair a atenção de nossa vida miserável. Nada a ver.
O primeiro filme distraiu a gente, pois teve um “timing” perfeito (introdução das personagens, criação da expectativa e ação avassaladora até o fim) e um argumento que entreteve e acrescentou conhecimento às nossas vidas medíocres. Mas, agora, veio a continuação. Durante mais de uma hora, fica um nem-pode-nem-sai-de-cima entre a mocinha e seus dois pretendentes. Depois vem uma tentativa de ação que SIMPLESMENTE REPETE tudo que já foi feito no primeiro. Olhe, só não é pior que o final, porque o filme simplesmente NÃO TERMINA. Chama você descaradamente para aguardar o número 3. “Cuêio é qui vai”, como dizem os filósofos populares com os quais convivo na Feira de São Joaquim comendo rabada. “Jogos Vorazes”? Nunca mais.

3. “Meu Passado me Condena” – BOMBOM
Parece apenas mais um filme-comédia brasileiro,  mas não é. A história mostra um casal como muitos: ela, inteligente, bonita, gostosa, centrada no que quer ser e ter na vida; ele, um aloprado destituído de tamanho ideal (se é que vocês me entendem...), que só vive dando risada, sozinho ou com seu amigo predileto (hum!), mas um figuraço. Do outro lado, fazendo contraponto, outro casal: ela, totalmente zen, embora muito culta, bonita e gostosa, foi coleguinha do rapaz aloprado na infância, quando ela era a mais desejada do colégio e ele era apenas um “nerd bullynizado” por todos os colegas, que o chamavam de “tetinha”, pois tinha peitinhos iguais aos das meninas, o que seria um grande atributo se ele os tivesse usado da maneira certa; e o “ele” deste segundo casal, é um rapaz com a barba da moda, empresário bem sucedido do setor de fitness e dotado de um tamanho descomunal (de novo, não vou entrar – oops! – em detalhes...), arrogante e que já “pegou” a mulher do aloprado antes que ela tenha resolvido se casar com o louquinho vivido pelo ator Fábio Porchat. Pois é: uma historinha chata e previsível? Não. Vá conferir. É uma lição de vida. Casais só podem dar certo se um se torna o ponto de equilíbrio e o ponto de explosão do outro. Se ambos têm a mesma personalidade, não vão pra lugar nenhum. Se são equilibrados demais, morrem de tédio. Se são arrojados demais, terminam o casamento em questão de horas, dias ou, no máximo, meses, se um não matar o outro antes... Vejam, levem seus companheiros, suas companheiras e, se tiverem filhos ou sobrinhos, levem também, para entenderem A VIDA COMO ELA É.
Ah, por fim, a maior (sic) lição: casamento não tem nada a ver com tamanho de bunda, peito ou pênis. Casamento baseado nisso fracassa desde o primeiro instante e o último instante vem rápido...

4. "Um Estranho no Lago" - BOMBOM
Este filme está em cartaz no intimista cinema da UFBA, que fica ali na Faculdade de Educação, no Vale do Canela (Saladearte Cinema da Ufba, fone 3237-9682). O tema não é pra todo mundo: serial killer misturado com amor entre homens, tudo recheado com cenas de amor carnal iguais aquelas que você vê as mulheres fazerem com os homens nos filmes de Hollywood e não se choca... Mas a trama vai mais além, pois discute uma questão crucial da Psiquiatria freudiana: seriam mesmo os psicopatas completamente destituídos de sentimentos ou eles podem ter um objeto de amor verdadeiro ao qual se dediquem? Se você não é homofóbico e gosta de temas psicológicos no cinema, não perca. 

 5.  “Uma Breve História do Mundo” – BOMBOM
É um best-seller do autor Geoffrey Blainey, um professor de Harvard, o que, por si só, já desaconselharia o livro, pois acadêmico sofre de “chatice” endêmica. Mas eu comprei este livro pelo título original: “A very short history of the world”, isto é, uma história muito curta do mundo. Quando uma sumidade da Academia (e olhe que estamos falando de Harvard...) assume que está fazendo uma “historiazinha” do mundo e não o livro definitivo sobre a História do Mundo, eu fico curioso. Esta humildade programada sempre me fascina.
E não deu outra. São 335 páginas que você lê como se nunca tivesse estudado História Geral nem no colégio nem na universidade. Tudo é novo. Parece que você está vendo um filme de ação, muita ação, no qual você é um dos personagens, pois as histórias todas vão levar a você, ao que você (e outros 7,2 bilhões) é hoje em dia. Após ler “Uma Breve História do Mundo” você entende o que levou a Humanidade a chegar até o caos atual. Mas sem pessimismo, com muito bom humor.
Como um livro “me compra” pelos pequenos detalhes, deixe eu revelar alguns que me marcaram neste: a) vacas e cabras nos deram leite na pré-história e nos trouxeram a tuberculose que matou milhões de nós e mata até hoje; já patos e porcos foram os animais que trouxeram a gripe para os seres humanos ao serem domesticados por nós – e este flagelo nos pega até hoje, atchim!; b) você, biriteiro, sabia que a cerveja surgiu na Mesopotâmia por volta de 3 mil e 700 anos antes de Cristo? Pois é, pra aguentar um governo baseado em leis divinas e extremamente autoritário, os mesopotâmios logo encheram a cara; c) os mesopotâmios também, mais ou menos na mesma época, inventaram a roda (sim, esta que é, talvez, a mais importante ferramenta já inventada pelo ser humano), a escrita e o sistema numérico. É por isso que essa galera suméria, acádia, assíria e babilônica é tida como “extraterrestre” por muitos escritores; d) eu pensava que a Guerra Civil Americana tinha sido o principal desastre humanitário entre os "anos pacíficos" de 1815 e 1914, com seus 600 mil mortos e, com Blainey fiquei sabendo da “Rebelião de Taiping”, na China, entre 1850 e 1864, quando Hung Hsui-chuan misturou Confúcio com Cristo e liderou uma revolta que ao final matou 20 milhões de chineses e, aí, o nosso velho tema: “onde a vida abunda, a vida não vale nada”, pois esta guerra civil, embora uma carnificina chocante, nem consta de nossos livros escolares. E por aí vai... Absolutamente imperdível!

 6.   “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” – BOMBOM
Este é o livro ampliado, a novíssima edição, que é a que eu recomendo. O autor, Leandro Narloch, em que pese ser um equivocado em matéria de teoria econômica, é um escritor sem igual e um jornalista honesto que não tem medo das verdades que vai encontrar em suas pesquisas. Por exemplo, quem hoje em dia no Brasil teria coragem de fazer estardalhaço com o fato de Zumbi dos Palmares, o ídolo maior de todos os negros (oops!, de todos os afrodescendentes), ter sido um PROPRIETÁRIO DE ESCRAVOS NEGROS? Pois é, há provas documentais de que foi assim. Portanto, um ser humano do seu tempo e não um deus imaculado. Ou, então, quem, senão Narloch, teria coragem de dizer que os embaixadores de reinos africanos vieram à Bahia, entre o final do séc. XVIII e o início do XIX, para negociar com as autoridades coloniais portuguesas a venda de africanos inimigos como escravos para a economia brasileira? E mais, como qualquer negociante, os diplomatas negros vinham vender outros negros como se fosse carro ou guarda-chuva, dando condições especiais se os escravagistas brancos lhes dessem a exclusividade do fornecimento. E assim caminha a Humanidade... Você não pode deixar de ler este livro, até para entender, como eu entendi, QUE EU NÃO SEI AINDA UM MILIONÉSIMO DAS COISAS QUE EU PRECISO SABER. Isto é, ainda não sei nada.

7. “O Segundo Juízo de Salomão”, de Pitigrilli. – BOMBOM
Fui apresentado a este escritor pelos meus queridos amigos Alex Ferraz e Ricardo Líper e agora estou tão apaixonado pelas obras que li este livro e já estou lendo outro dele. Pitigrilli é como Narloch e Blainey, gosta de cavar informações a que poucos têm acesso para nos surpreender com suas reflexões inteligentes e fazendo isso, tal como os outros dois, nos empresta um pouco de sua sabedoria, nos tornando melhores. E, claro, MAIS CÍNICOS... Por exemplo, quem resiste à informação de que Quéops prostituiu a própria filha para poder construir a pirâmide que até hoje nos deslumbra no Egito? Ou como resistir à reflexão supermoderna (embora escrita há mais de 60 anos) de que “possuir um objeto é tornar-se escravo dele, velar pela sua integridade, consertá-lo, não o perder”? O Papa Francisco, em sua luta contra o consumismo materialista diria o mesmo neste ano de 2013, né verdade? Mas, com seu cinismo habitual, Pitigrilli logo põe fogo em sua própria reflexão e nos diz que não há saída nesta vida, pois não podemos confiar nem nos homens nem nas coisas: “Os homens são desleais; as coisas nos abandonam, quebram-se, acabam”. Ou a definitiva diferença entre paixão e amor: “A aventura é a fosforescência imprevista dum meteoro; o amor é a pontualidade estúpida, ferroviária, da Lua.” Vai perder?
        Friedrich Wilhelm Nietzsche finalmente palatável para os não-iniciados

8.  “Nietzsche Para Estressados” – BOMBOM
“And now, last but not least”, a “crème de la crème”, a cereja do bolo: Friedrich Wilhelm Nietzsche. Mas não o Frederico Guilherme Nietzsche que a Academia acostumou-se a nos impingir: difícil, ininteligível, só para iniciados. O autor do livro “Nietzsche Para Estressados”, Allan Percy, pega 99 reflexões do filósofo alemão e as aplica à vida moderna de todos nós, para desespero da Academia, que gostaria que em nossa cabeça Nietzsche fosse confundido com os imperscrutáveis Hegel e Heidegger. Mas não é e Percy faz um trabalho apaixonante e rápido de como Nietzsche refletia sobre a vida mundana. Veja: “O homem que imagina ser completamente bom é um idiota” ou “O sucesso é um grande mentiroso” ou, ainda, “Quem tem uma razão de viver suporta qualquer coisa”, um aforisma que por si só define toda a vida de um Nelson Mandela, por exemplo, que ficou décadas na prisão, mas liderou todo um povo para a sua libertação do racismo. O livro é assim: simples, objetivo, imediato, e nos mostra que a Filosofia pode ser algo palpável, palatável e útil no dia a dia, ao contrário do que querem os pseudo-especialistas... Absolutamente imperdível e este livro você não pode acabar de ler e doá-lo a um amigo ou a uma biblioteca pública, pois é obra de cabeceira, para ser sempre consultada. Quer ser gentil ou solidário? Compre um exemplar para o amigo ou para a biblioteca do colégio do bairro popular, mas deixe o seu exemplar à mão na sua casa...

 * tonY Pacheco é jornalista-radialista formado na UFBA, estudou Psicanálise na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB, pra lá de conservadora e ortodoxa...) e ainda estudou Economia nas universidades federais de Juiz de Fora e da Bahia, o que o fez perder muito tempo nas salas de aula em vez de estar vendo o pôr-do-sol, algo bem mais útil e prazeroso...

2 comentários:

  1. e tem ainda "1889", do laurentino gomes, q ingenuamente (ou pra não chocar...) insiste em chamar de "proclamação da república". foi golpe, tdo historiador moderno, sintonizado c/ o atual processeo de desmistificação da história brasileira, reconhece. diria mais: o primeiro de um ciclo de autoritarismo q permeou tdo o século XX.
    e ainda tem a esquerdinha mofada, ultrapassada e traumatizada (inté hje?!) c/ o estúpido e animalesco fuzilamento da família czarista da rússia, q finge num saber de nada disso. e tome lamúrias em torno do golpe de 64!
    ora, bolas! quem aguenta esse hipocrisia histórica?
    prazer contatar vc por e-mail.
    abs
    edvaldo f. esquivel

    ResponderExcluir