quinta-feira, 18 de outubro de 2018


A ERA DOS IDIOTAS NO PODER

8º Lugar – NICOLÁS MADURO, presidente da Venezuela

Não se pode falar no presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sem falar que ele acredita que o ex-presidente e seu mentor político, o tenente-coronel Hugo Chávez, reencarnou num passarinho e apareceu para ele: “De repente, entrou um passarinho e deu três voltas sobre mim. E eu senti o espírito de Chávez”. A principal característica do poder de Maduro na Venezuela é também herdada de seu padrinho Chávez: ele muda a Constituição do país e as leis eleitorais a seu bel prazer e se elege com percentuais ridículos, pois são inflados por uma abstenção crônica, porque o povo venezuelano há muito não acredita em eleição. Com esta manobra, Chávez ficou 14 anos no poder, e Maduro, que assumiu no lugar do “comandante” morto em 2013, segue o mesmo caminho, podendo se reeleger infinitas vezes.
De concreto, um idiota que se diz socialista, mas mantém todos os meios de produção nas mãos de uma elite preguiçosa que nunca diversificou a economia venezuelana, toda ela centrada na extração de petróleo, que tem nos EUA o maior comprador. Enquanto vomita uma cantilena antiimperialista contra Washington, Chávez, antes, e, agora, Maduro, pegam mais de 30 milhões de dólares por dia dos americanos por conta do petróleo venezuelano. E por outro lado, a elite preguiçosa e o governo de Maduro e antes do dele todos os outros governos, de direita e de esquerda, não produzem nada em território venezuelano, comprando de fralda de bebê a automóveis no exterior.
Agora o novo líder das massas venezuelanas lançou um plano econômico baseado numa criptomoeda chamada “Petros”, lastreada no petróleo do país (é o quinto maior produtor mundial...), só que há muitos anos o petróleo virou uma moeda podre, já que o preço do dia pra noite vai de 40 a 100 dólares e volta a 50 e sobe pra 51 ou 101. Isto é, quem pretende estabilizar uma economia baseada numa commodity que muda de preço todo dia, ou é imbecil ou está delirando.
E o povo venezuelano está fugindo do seu “amado” Maduro: já são mais de 2 milhões de refugiados que saíram da Venezuela para a Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Brasil etc.
E para terminar, nada como lembrar algumas das dezenas de idéias “geniais” de Nicolás Maduro:
1) “Hugo Chávez foi infectado com câncer por um poder estrangeiro”;
2) “Simon Bolívar acabou órfão de esposa”;
3) “Vocês sabem que quando digo uma coisa, digo outra”;
4) “Venezuela e Portugal estão no mesmo continente (...). A única coisa que os separa é o Oceano Atlântico”;
5) “Somos anticapitalistas e a idéia é deixar os venezuelanos sem capital” (nisso, parece que não estava delirando, deixou mesmo os venezuelanos numa merda sem precedentes e com uma inflação de quase 1.000.000%);
6) “A maioria de nossas importações vem de fora da Venezuela”;
7) “Não duvidem de mim nem um milímetro de segundo”.
Mas, acreditem, este Tiririca do Mar das Antilhas não é apenas um frasista idiota, persegue os opositores de maneira cruel e já foi ameaçado de denúncia no Tribunal Penal Internacional por prisões arbitrárias, assassinatos de opositores e tortura de prisioneiros políticos. Desde 2015, quando perdeu as eleições legislativas e o controle do Congresso, manipulou a Suprema Corte a seu favor (huuuuum! Acho que já vi isso antes...) e hoje governa sem ter que consultar os deputados venezuelanos.
O prêmio Nobel de Literatura Mário Vargas Llosa deveria ter dedicado a Maduro o seu “Manual do Perfeito Idiota Latino-americano”...


Nenhum comentário:

Postar um comentário