terça-feira, 20 de outubro de 2015

TURCOS SÃO BARRADOS NO BAILE EUROPEU HÁ 60 ANOS. POR QUÊ?

JORNAL COMENTADO 240
10:09 - 20.10.2015 - Terça-feira

"Alemanha promete apoiar entrada da Turquia na União Europeia"
(coluna GiraMundo, programa CBN Notícias, rádio CBN Salvador)

toNY PACHEco

Ouça a coluna "GiraMundo" usando o link abaixo ou leia a coluna.
Concordando ou não concordando, deixe sua opinião em "Comentários". Pode entrar como anônimo. É só não xingar ninguém hehehehehhehe





E voltamos ao ar com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prometendo que se a Turquia impedir que os refugiados do Oriente Médio cheguem até a Europa, apoiará a entrada desta nação islâmica na União Europeia. E daí surge a pergunta da semana: por que há 60 anos barram a Turquia, que é um país com parte do seu território na Europa?
As questões óbvias são: 1º) os turcos são 75 milhões de muçulmanos e se entram na União se tornariam tão importantes como a Alemanha; 2º) o número de islamitas na Europa é de 45 milhões: com a Turquia, os maometanos passariam a ser 120 milhões. Isto é, de cada 5 europeus, um seria muçulmano. O problema principal é que enquanto os cristãos europeus querem seus governos cada vez mais longe da religião, os islamitas, mesmo os mais jovens, querem seguir leis religiosas e dentro da Europa praticam desobediência às leis locais que entram em choque com seus costumes, como o desprezo pelos direitos das mulheres, vistas por eles como cidadãos de segunda classe.
Por outro lado, a Europa é um continente que está envelhecendo, o que paralisa a economia. A entrada de 75 milhões de turcos, a maioria jovens, daria uma guinada vigorosa na economia continental, com a massa frenética de consumidores  e trabalhadores baratos. A Europa poderia experimentar um renascimento econômico radical com a entrada turca.

Resposta da pergunta da semana: se a Europa aceitar a Turquia, terá uma revolução econômica e uma séria crise cultural para administrar. Se não aceitar, pode estar fadada a se tornar um continente morto. É o famoso: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Tony Pacheco para a CBN Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário