quinta-feira, 22 de maio de 2014

CINÉPOLIS BELA VISTA EM SALVADOR BOICOTA ‘PRAIA DO FUTURO’

tonY PaCheco*

Fui à rede de cinemas Cinépolis, no Shopping Bela Vista, em Salvador (Bahia) e tomei um susto: as duas caixas dizendo a mim e a um professor universitário que me acompanhava que não deveríamos ver o filme. “Se a gente fosse os senhores a gente não entrava. Tá todo mundo saindo depois de 10 minutos de filme.” Nos negamos a atender à recomendação das caixas-críticas-de-cinema e entramos. Chegamos no ponto em que tínhamos que entregar os ingressos, outro susto. Ninguém pegou o ingresso e ainda ouvimos: “Avisaram lá fora que o filme não é bom?” Quer dizer, mesmo que não tivéssemos ingressos teríamos assistido ao filme, pois o bilheteiro sequer tinha coragem de pegar nos ingressos.
E tudo isso porque o filme brasileiro, com o melhor ator brasileiro da atualidade, WAGNER MOURA (o inesquecível e durão “Capitão Nascimento” de “Tropa de Elite”), mostra o artista fazendo o papel de um bombeiro salva-vidas em Fortaleza que se apaixona por um às da motocicleta alemão que acabara de perder seu parceiro nas águas traiçoeiras da Praia do Futuro, no Ceará. E como em todo filme de aventura e amor, tem sexo entre os protagonistas. Quando é Angelina Jolie com Brad Pitt, todo mundo acha legal. Quando são dois homens sadios, equilibrados, mas amorosos, os caixas e funcionários do cinema tentam fazer com que Você não assista. Pessoas doentes num mundo doente e intolerante.
Agora, soube que na Paraíba os caixas dos cinemas chegaram a carimbar “AVISADO” nos ingressos, o que mostra até quanto vai a ignorância e a conseqüente homofobia do brasileiro. Em 1980, quando, no apartamento do professor doutor Luiz Mott, no bairro da Federação, em Salvador, se processava a fundação do Grupo Gay da Bahia – GGB, eu disse aos meus amigos presentes, principalmente ao professor Ricardo Líper (UFBA) e ao jornalista  Alex Ferraz (“Tribuna da Bahia” e “CBN”) : “Anotem aí – com o avanço da luta contra o preconceito virá uma reação religiosa furiosa e a homofobia vai mostrar a sua cara”. Não deu outra.
O desafio que deixo aos meus colegas JORNALISTAS INVESTIGATIVOS é: procurar saber se foi a direção dos cinemas que instruiu os funcionários.

CAMPANHA HOMOFÓBICA CONTINUA

E na segunda semana de exibição em Salvador, “Praia do Futuro” continua recebendo campanha contra dos exibidores. Na semana de lançamento havia 11 salas com 26 horários de exibição. Hoje, 22.05.2014, só 8 salas e 16 horários.
UCI Orient Iguatemi e UCI Orient Paralela, Cinemark Salvador Shopping, Cinépolis Salvador Norte e Sala de Arte do Museu (imaginem! Até o cinema de arte...) simplesmente pararam de exibir o novo filme com Wagner Moura. Cinépolis Bela Vista cancelou 3 horários e agora só tem um, e apenas o Espaço Itaú Glauber Rocha, a Sala de Arte de Cinema da UFBA e a Sala de Arte Cine Vivo continuam com a programação, mas a Vivo suprimiu um horário. O mais incrível foi a UCI Orient Barra, que passou o filme de uma sala onde a entrada custava 21 reais para uma de luxo que custa 30 reais...

UM FILME TOCANTE

Não vou contar  a história, mas não se trata de um filme erótico como a bilheteira evangélica previa. É uma história tocante de dois seres humanos que se descobrem carentes de companheirismo e amor. Tudo entremeado com ação e aventura, pois uma parte é passada em Fortaleza e outra em Berlim. Nada de especial que você não veja entre seus parentes, amigos, vizinhos...

A ficha técnica completa do filme, com crítica de um especialista está em:



Bom filme para todos!

* tonY Pacheco é jornalista formado pela UFBA, radialista, psicanalista e estudou Economia na UFJF e UFBA.

6 comentários:

  1. infelizmente esse é o Brasil que vivemos, o governo na investe na educação como seria investir, então população sem conhecimento pensa e fala besteira.

    ResponderExcluir
  2. Num sei bem dizer se é preconceito em relação a diminuição de salas. Logo que a cada semana estreiam filmes novos, então é consequência ter menos salas/horários exibindo o filme.
    Mas tbm, mta gente quer fazer chuva com um copo d'água. Ninfomaníaca tbm foi para as telonas e mal tinha espaço pro filme nos cinemas e tbm nem teve bilheteria significativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, querido Anônimo, é que "Ninfomaníaca" não tinha ninguém na bilheteria dizendo pra Você não entrar. Agora, "Praia do Futuro", os funcionários diziam que Você NÃO COMPRASSE o ingresso. É o anticapitalismo: estou exibindo filme e recomendo ao meu cliente que não entre em meu cinema. Esta é A QUESTÃO.

      Excluir
  3. Caro Tony Pacheco,

    A Cinépolis não tem como conduta, no ato da venda, indicar nem informar sobre nenhum conteúdo do filme que será exibido.

    Apoiamos o lançamento do filme Praia do Futuro e o mesmo permanece em cartaz em muitas de nossas salas, como temos apoiado todos os filmes nacionais.

    Caso tenha algum problema futuro, neste quesito, solicitamos que anote o nome do funcionário, que tomaremos medidas internas. Seria um grave desvio da filosofia da Cinépolis caso isso ocorra.

    Desde Já agradeço pela atenção e todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas.

    VINICIUS CELESTINO Atendimento Norte-Nordeste
    Descrição: RG_Assinatura_15x411

    ResponderExcluir
  4. tá diminuindo as salas porque não tem tido saída oras. VaI MANTER O MESMO NUMERO SENDO QUE NGM QUER VER?
    Outra coisa vc não acha que chamar as pessoas de doentes porque não querem ver homossexualidade não seria o verdadeiro preconceito? Reflita bem seus conceitos.

    FÉLIX OLIVEIRA / Belém-pa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Félix,
      se em Belém diminuiu as salas porque as pessoas são homofóbicas, dá pra entender. Mas diminuir porque (como em Salvador) os funcionários dos cinemas convenciam os cinéfilos a não entrar nas salas, aí é DOENÇA, mesmo.

      Excluir