sábado, 5 de abril de 2014

INTIMIDADE DEMAIS: ARMADILHAS E MARAVILHAS.

"Intimidade

"Gilka Maria
 "Talvez seja a intimidade o estágio mais importante entre as pessoas. É aí que se descobre quem cada um realmente é, que desejos tem. É na intimidade que se revelam pensamentos, se admitem dúvidas, medos. Entre os íntimos, quase não há segredos. Tudo é transparência. Mesmo quando se pretende ocultar algum sentimento, é comum que, sem querer, ele venha à tona, por meio de gestos, silêncios, ou num simples olhar. Aqueles que são verdadeiramente próximos dispensam palavras e podem se compreender por muitas formas, só interpretadas por eles mesmos. Entretanto, a proximidade também tem seus perigos e requer certos cuidados.
"Seja no trabalho, entre amigos, nas relações familiares ou no amor, a intimidade é capaz de trazer, acima de tudo, grande tranqüilidade. É muito bom saber que, naquele lugar, ou com aquela pessoa, é possível agir sem cálculos, falar sem vírgulas, sorrir (ou chorar) sem máscaras. Num mundo tão cheio de planos, normas, regras, ambientes íntimos trazem uma sensação de liberdade, pois se sabe que, ao menos ali, não é preciso mentir, fingir, dissimular. Pode-se dizer o que quiser, ser quem se é, sem nenhum perigo de se ser mal interpretado.
"Mas, com tantas possibilidades e poucos freios, é também na intimidade que se cometem muitos excessos. Não raras vezes, os íntimos acabam se esquecendo de ter, um com o outro, alguns cuidados mínimos, dos quais, no fundo, ninguém abre mão. E se dizem o que nem pensam, agem como não devem, magoando intensamente a si próprio e ao outro e, o que é pior, muitas vezes se utilizando de “informações privilegiadas” a que só os verdadeiramente íntimos têm acesso. E aí é que a intimidade mostra sua outra face e dá início ao seu reverso... a distância.

"Sim. Porque se a intimidade pode trazer a interação absoluta entre os indivíduos, é por meio dela também que se criam os maiores abismos. Afinal, só quem se conhece de perto pode querer estar mais perto ainda ou, ao contrário disso, desejar se afastar para sempre, eliminando de uma vez aquele personagem da sua história. "Portanto, mesmo entre amigos, amores, irmãos, deve haver limite, tem de haver respeito, não pode faltar cuidado, para que a intimidade alcançada jamais se transforme numa distância desejada..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário