quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

GASOLINA SOBE DE 2,48 PRA 3,09. PETROBRAS ATOCHA E "NÓIS GUENTA"!!!

JORNAL COMENTADO 171
9:05 – 12.12.2013 – Quinta-feira

TOny PACheco*




O Estado Brasileiro está convencido que a classe média precisa pagar todos os seus custos de manutenção e investimento, pois só isso explica a sua decidida política de onerar a vida desta classe impiedosamente.
A gasolina não subiu, como diz a Petrobras, 4%. Pagávamos exatamente há um ano, em Salvador, $2,42 pelo litro de gasolina. Há um mês, apenas $2,39 em alguns postos ou, no máximo, $2,48 nos postos Shell, que tem a melhor gasolina. Agora, pagamos $3,09. Isto é uma elevação de 25% no custo do litro. Não são 4%... Ou eu sou idiota e fugi da escola? Talvez.
O mais curioso é que os meios de comunicação (rádios, TVs, jornais, revistas, sites e blogs) não têm dado nenhum destaque a isso, como se fosse natural uma mercadoria de primeiríssima necessidade subir de $2,39 para $3,09 e se pensar que NÃO HAVERÁ IMPACTO INFLACIONÁRIO. É claro que terá. Todo mundo que vende qualquer coisa e que, ao mesmo tempo, precisa se locomover, EMBUTIRÁ nos preços de seus produtos estes 25% a mais.
Mas nós somos assim, metem com areia na gente e nós ainda sorrimos. 

Veja-se que nossos veículos também nos são cobrados mais caro. Acontece com todas as marcas, mas vamos falar do veículo mais vendido no Brasil, o Gol. No México se vende o Gol fabricado no Brasil. Depois de viajar milhares de quilômetros até lá e pagar impostos alfandegários, o veículo 1.6 é vendido aos mexicanos por 27 mil reais. O mesmo carro, fabricado na mesma fábrica brasileira, é vendido a nós, brasileiros, por 34 mil reais. Agora, por que tão mais caro? Por que, se não há taxas alfandegárias no nosso caso e tampouco o Gol viaja milhares de quilômetros de navio para chegar até as nossas concessionárias? Só o Sr. Mantega pode responder a este momentoso tema...
E sabe quantos quilômetros um Gol brasileiro faz com a gasolina mexicana (pura, sem o nosso terrível álcool): 14 km nas cidades e 17 km nas estradas. No Brasil, o Gol não faz mais que 9 km na cidade e 12 km nas estradas por causa do horrível combustível que a Petrobras vende a nós, os otários. E olhe que a gasolina no México custa 1 real e 84 centavos, contra os 3 reais e 9 centavos no Brasil...
E mais, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, parece que passa os dias em Brasília vendo maneiras de prejudicar a classe média: ontem, ele anunciou que talvez adie a obrigação de os carros brasileiros saírem de fábrica, a partir de primeiro de janeiro de 2014, com airbags e freios ABS. Ou seja, dois itens de segurança que são OBRIGATÓRIOS nos países desenvolvidos há mais de 20 anos, aqui serão adiados de novo. Faça isso mesmo Sr. Mantega. A gente MANTÉM O ESTADO BRASILEIRO, mas temos mais É QUE MORRER MESMO nestas carroças sem segurança que chamamos de automóveis.

Mate a sua galinha-dos-ovos-de-ouro, Sr. Mantega. O Sr. é um gênio!

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA (registro DRT-BA 966), estudou Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal da Bahia. Também estudou Psicanálise.

Um comentário:

  1. É isso aí Tony, o Estado Brasileiro quer atochar, aviltar cada vez mais a classe, arrancar dela o último centavo até matar o cidadão. Só que esquece que é este mesmo cidadão comum, como eu e você que mantêm e paga a conta deles, com seus exorbitantes impostos e nada em contrapartida. Enfim, os parcos recursos do brasileiro é para pagar contas, impostos, planos de saúde, e lazer, viagens, e outros planos como melhorar de vida, nem pensar ! (Mira)

    ResponderExcluir