quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CERVEJA DOBRA DE PREÇO NO BRASIL E MÍDIA E JORNALISTAS FINGEM QUE NÃO É COM ELES...

JORNAL COMENTADO 167

20.11.2013 - Quarta-feira - 10:49

tonY PacheCo*

"Pessoas que bebem são mais saudáveis do que abstêmios”

(site da revista “Veja” na Internet)

Os líderes do país mais poderoso do mundo já confessaram que usaram álcool e maconha “em algum momento”. Um recentemente destronado pelas urnas foi achado, várias vezes, em sua fazenda, sendo lambido pelos cães ao tomar um porre monumental. E o maior líder do Ocidente na luta contra Adolf Hitler e seus Alemães-Amestrados, o premier Winston Churchill, bebia meia garrafa de gim por dia, às vezes uma, já seu inimigo e inimigo da Humanidade, Adolf Hitler, era famoso por não beber, talvez por isso matou milhões de judeus, homossexuais, comunistas, ciganos, velhos e aleijados em campos de concentração. O presidente mais amado pelo povo de uma nação muito, mas muito longe daqui, bebia (bebe?) muito...
No entanto, dos profissionais deste mundo, os que mais bebem, em todas as latitudes, são os jornalistas. Que se saiba, seriamente mesmo, só o governo do Reino Unido (Inglaterra) se interessou pelo assunto e descobriu o óbvio: jornalistas, bancários, médicos e policiais lideram as estatísticas dos que mais bebem.  Segundo a pesquisa britânica, os jornalistas consomem 19 copos de chope ou quatro garrafas de vinho por semana, isto é,  44 doses alcoólicas semanais, o dobro do que é tolerado pelo Ministério da Saúde de Sua Majestade Elizabeth II, de cuja família vem saindo grandes beberrões há séculos.
Mas, diante de tantas realidades conclusivas, porque a mídia e os jornalistas que a fazem fingem que não é com eles o fato de a CERVEJA TER DOBRADO DE PREÇO NO BRASIL nos últimos 12 meses?
Pois faremos o papel de consciência da mídia. Em dezembro de 2012, aqui mesmo, em Pindorama, Bananalândia ou Terra de Santa Cruz, comprava-se uma “pirigueti” (menor latinha de cerveja, com apenas 269ml), por 69 centavos e a marca mais famosa, por 99 centavos. Agora, às vésperas de dezembro de 2013, até a mais barata de todas, a “NoGrau”, é encontrada a 1 real e 29 centavos e a mais metida a besta, a Skol, a 1 real e 69 centavos. NÃO HÁ EXPLICAÇÃO ECONÔMICA PRA ISSO. Se fosse tudo baseado no preço dos insumos, elas teriam subido junto com a inflação, 6% nos últimos 12 meses. Então, a cerveja mais barata deveria estar custando 73 centavos e a mais cara, 1 real e 4 centavos.
Isto parece não incomodar os maiores consumidores (jornalistas, bancários, médicos e policiais), que não saíram às ruas em protesto, como nas gloriosas Jornadas de Junho. Pelo contrário, fingem que não é com eles... Assim como quando são inquiridos, dizem que “bebem socialmente”. Aliás, o povo brasileiro é o povo MAIS SOCIAL DO MUNDO, pois bebe feito um gambá e diz que “só bebo em ocasiões especiais”. Parece que a vida, no Brasil, é A MAIOR OCASIÃO ESPECIAL DO MUNDO...
O maior indício de que TEM ALGO ERRADO aí, é o fato de que todas as cervejarias aumentaram JUNTAS (oligopólio na definição dos Srs. Economistas, do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, dos Procons – Conselhos de Defesa do Consumidor e das Delegacias de Economia Popular) o preço de seus produtos e, TAMBÉM AO MESMO TEMPO, todas passaram a sortear CARROS, GELADEIRAS QUE TOCAM MÚSICA e até CAMAROTE DE FESTA DE AXÉ MUSIC. Quer dizer, não é preciso ser culto, inteligente ou bebedor pra entender que as cervejarias não precisavam destes aumentos para manter sua atividade-fim, que é nos manter com um mínimo de alegria neste planeta inóspito: se estão sorteando prêmios milionários é porque estão ganhando demais. Mas, DEMAIS, MESMO!
Não vou me alongar mais. Agora, entrego aos meus colegas bebedores (oops!, quis dizer, meus colegas jornalistas, bancários, médicos e policiais) a tarefa de ORGANIZAR A RESISTÊNCIA. Só quero sugerir um slogan para nossa luta contra os preços abusivos das cervejas: NÃO QUEREMOS CARRO NEM CAMAROTE, QUEREMOS CERVEJA A PREÇO JUSTO!

“Eu já tirei mais do álcool do que o álcool tirou de mim.”
Winston Churchill, premier inglês e líder do Ocidente contra Adolf Hitler

" Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo."
Carl Gustav Jung, psicanalista problemático que achava que conhecia a “alma humana”, mas que não conseguia analisar nem os seus próprios desvarios

"Bebo porque é líquido, se sólido fosse comê-lo-ia."
Ex-presidente Jânio Quadros respondendo a pergunta idiota de um jornalista sem-noção: "Por que o Sr. bebe, Presidente?"
..............................................................................................................................

Tratado de Psicanálise-de-Mesa-de-Bar de TonY PacHeco

1.       Por que jornalista bebe tanto?
Porque é a linha de frente das piores notícias que a realidade do mundo produz. Antes que você aí em sua casinha tranquila fique sabendo que a mãe maluca e o padrasto alucinado de cocaína mataram o menino de três anos, todos os jornalistas do País já estavam sabendo. Como no filtro de café, a gente pega a borra da desgraça humana e depois de deglutirmos passamos pra vocês. Agora, não queiram que nossos cérebros e corações aguentem esta pancada diária, a todo minuto, sem consequências. Aí vocês estão sendo cruéis.

2.       Por que bancário bebe tanto?
Porque num planeta onde o Deus-de-todos-os-deuses é o Dinheiro, o bancário é aquele ser humano que manipula quantidades absurdas das hóstias deste Deus Supremo e embolsa, no final do mês, uma merreca. Isto desiquilibra qualquer ser humano, por mais domesticado que ele seja. Os bancários até que bebem pouco.

3.       Por que os médicos bebem tanto?
Depois do jornalista, o médico é o pior sofredor com a desgraça humana. Ele pega o ser humano quando este dá defeito. Nem nas festas de família ele é poupado. Nem nas de fim de ano entre os amigos. Todo mundo que tem uma “créca” vai logo mostrando ao infeliz do médico. Eles nem deveriam estar na lista da pesquisa, pois, mais do que álcool, os médicos fabricam suas próprias drogas a partir das substâncias que eles prescrevem. O médico é um felizardo, pois pode usar qualquer droga deste planeta dizendo que é pra outra pessoa e ainda assina embaixo sem que ninguém tenha autoridade para discutir isso. Por isso, na próxima encarnação, sejamos médicos.

4.       Por que os policiais bebem tanto?
Porque defendem um sistema injusto e iníquo: castas dominantes que nunca vão além de 1 por cento da população, detêm mais riqueza do que os outros 99 por cento e quem é chamado pra defender este sistema perverso? Os policiais. E o quê recebem? Nem mesmo o que Maria-ganhou-na-horta. Recebem uma merreca, seja aqui ou em Nova York. É que têm que viver furiosos com suas condições salariais e de trabalho pra irem como feras em direção à população. É muito bem bolada esta manipulação da alma dos policiais e, por isso, eles bebem. Com todo respeito hein, colegas! Mas vocês deveriam beber mais.

5.       Por que a Lei Seca aumenta a quantidade de bebedores em todos os lugares onde é adotada?
Isto é simples. Faz parte da condição humana lutar contra toda e qualquer amarra ao seu desejo de liberdade. Depois que saímos do útero de nossas mães, já avançamos no peito dela pra tomarmos posse do leite sem mesmo ainda estar enxergando direito. Começamos a gritar como loucos pedindo coisas, atenções, enfim, nossa luta é pra sermos livres do útero materno e, por fim, dominarmos o mundo. Isso não pode conviver com nenhum limite imposto por outro ser humano. Daí, o período em que mais se consumiu álcool nos Estados Unidos da América, foi justamente de 1920 a 1933, quando era proibido fazer, comercializar e consumir bebidas alcoólicas. Todo fundo de quintal virou uma destilaria ou cervejaria nos EUA. Foi um inferno. Igual aqui com as armas. Bastou Lula da Silva desrespeitar o Plebiscito das Armas, onde o povo exigiu armamentos para todos, que a reação foi imediata: nunca se contrabandeou tantas armas no Brasil. Até os arsenais das Forças Armadas viraram prateleira para traficantes de armas. E nunca o número de assassinatos por armas foi tão grande quanto agora, quando arma é proibida.
É, somos assim, proíbe que a gente faz mais. E só tem um jeito, trocar a gente por robôs. Robôs feitos em outra galáxia, porque teve mão humana, vai se rebelar contra o criador...

Pesquisa sobre álcool e saúde


 “•Título oficial: Relationship between alcohol intake, health and social status and cardiovascular risk factors in the urban Paris-Ile-De-France Cohort: is the cardioprotective action of alcohol a myth?
•Publicação: European Journal of Clinical Nutrition
•Quem fez: Doutor Boris Hansel, médico do departamento de Endocrinologia e Metabolismo do Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, na França
•Instituição: Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, na França
•Dados de amostragem: Os pesquisadores analisaram prontuários de 150.000 pessoas de Paris, que se submeteram a exames médicos entre 1999 e 2005.

•Resultado: Pessoas que bebem moderadamente apresentaram perfis clínicos e biológicos mais favoráveis e menor risco de desenvolverem doenças cardiovasculares.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA. Estudou Psicanálise na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB). Estudou Economia nas universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Federal da Bahia (UFBA). 

Um comentário:

  1. Vc esqueceu que polícia tb ganha pouco, pra ficar mais furiosos ainda.

    ResponderExcluir