segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

MONTADORAS DÃO DESCONTOS DE ATÉ 205 MIL REAIS NA COMPRA DE CARRO ZERO. MAS SÓ PARA RICOS...

tony pACHECO

É incrível, mas é verdade: enquanto pegam dinheiro do BNDES com juros negativos (abaixo da inflação) e por isso continuam aumentando o preço dos carros voltados para a classe média, as montadoras de veículos no Brasil dão descontos de até 205 mil reais num carro de milionário, como é o caso do Mercedes-Benz S63L AMG 5.5 V8, que baixou de 1,038 milhão de reais para 833 mil. Uma pechincha (kkkk)! Esta é a mesma Mercedes da qual um dos diretores disse que vendia carros mais caros no Brasil do que em outros países “porque o brasileiro gosta de pagar mais caro” ou coisa que o valha.
Outra “pechincha” vem da Maserati, cujo Quattroporte 3.8 V8 baixou 100 mil reais: de 1,350 milhão para 1,250 milhão. A Porsche não ficou atrás, baixou 65 mil reais o preço do Panamera S 3.0, de 758 para 693 mil reais. A Audi tirou 47 mil reais do preço do seu A4 2.0 Avant, que passou de 187 mil para 140 mil. Os preços promocionais estão na tabela da revista “Quatro Rodas” de dezembro de 2016.


“MÍDIA DA RODA” NÃO FALA

Os pouquíssimos jornalistas que se dedicam a analisar o mercado automobilístico brasileiro com isenção (não fazem parte da “Mídia da Roda”, aquela concorrente da “Mídia da Bola”, que cuida do futebol...), ficam estarrecidos ao comparar o comportamento das montadoras americanas na crise de 2008/2009 com as mesmas montadoras instaladas no Brasil nesta “crise” atual. Nos EUA a maior montadora, a General Motors, valia 100 bilhões de dólares nos anos 1990 e, em 2008, caiu para menos de 6 bilhões de dólares. A solução encontrada foi vender todos os carros zero pela metade do preço. Assim conseguiu-se uma recapitalização e com a ajuda financeira do governo americano, o mercado saiu do inferno astral.
Mas, no Brasil, não. Nos últimos dois anos, o mercado de carros zero no Brasil caiu 30%, mas os veículos que são oferecidos à classe média, NENHUM BAIXOU de preço. Pelo contrário, continuam sendo remarcados todos os anos como se “crise” alguma os abalasse. E por que? Porque, nas administrações de Lula, o governo federal simplesmente abriu mão de parte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o governo, e não as montadoras, promoveu uns 10% de baixa no preço dos carros. Também passaram a emprestar dinheiro às montadoras estrangeiras (tautologia, pois todas são estrangeiras...) com JUROS ABAIXO DA INFLAÇÃO. Ou seja, as montadoras não precisam se preocupar com queda nas vendas, pois pegam dinheiro quase de graça nas mãos do governo, segundo Marcos Lisboa declarou à revista “Quatro Rodas”. Se reemprestassem o dinheiro que recebem do BNDES, seria melhor para as montadoras turbinar seus bancos próprios do que produzir carros... Lisboa foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005), no governo Lula, e disse textualmente: “O setor automotivo é o mais protegido da economia brasileira (...) as fabricantes de veículos ganham benefícios como juros abaixo da inflação via BNDES”. E o governo do Sr. Temer, do PMDB/PSDB/DEM não alterou isso, daí os preços continuarem subindo como se não houvesse amanhã...

Soluções à vista? Nenhuma. Com este formato inalterado: 1) montadoras aumentando preços e vendendo aos brasileiros carros por preços maiores que no restante do mundo e para um público que ganha salários ridículos, como é o brasileiro; 2) governo tapando os buracos financeiros das montadoras com juros negativos, mesmo que o mercado de carros zero caia dos 30% para 50%, nem assim as montadoras venderão seus produtos mais baratos para os brasileiros. A não ser aqueles brasileiros “mais iguais que os outros”, parodiando George Orwell. Para estes a Land Rover tem um descontão de 44 mil reais no Range Rover Vogue 4.4 V8 Diesel, que de 650 mil pulou para baixo: 606 mil reais. E aí, vai se dar este presente de Natal? 

CARROS PARA "RÉUS" DA LAVA-JATO

                                               Audi Avant
                                                       Land Rover Vogue
Maserati
                                                          Porsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário